The Stone Garden
The Psycho Realm, The Stone Garden
Uma acta secreta da reunião entre Bush e Aznar onde o presidente norte-americano explana os planos de invasão do Iraque e ameaça México e Chile foram ontem reveladas pelo jornal El País.
em jeito introdutório, quero apenas dizer que o que se segue é real: encontrei-o colado numa rua um dia que corria para chegar à faculdade a horas... apesar de já ter sido há algum tempo atrás, ainda me parece ser engraçado.
"A orquestra calou-se. O violoncelista começa a tocar o seu solo como se só para isso tivesse nascido. Não sabe que aquela mulher do camarote guarda na sua recém-estreada malinha de mão uma carta de cor violeta de que ele é o destinatário, não o sabe, não poderia sabê-lo, e apesar disso toca como se estivesse a despedir-se do mundo, a dizer por fim tudo quanto havia calado, os sonhos truncados, os anseios frustrados, a vida enfim. Os outros músicos olham-no com assombro, o maestro com surpresa e respeito, o público suspira, estremece, o véu de piedade que nublava o olhar agudo da águia é agora uma lágrima. O solo terminou já, a orquestra, como um grande e lento mar, avançou e submergiu suavemente o canto do violoncelo, absorveu-o, ampliou-o como se quisesse conduzi-lo a um lugar onde a música se sublimasse em silêncio, a sombra de uma vibração que fosse percorrendo a pele como a última e inaudível ressonância de um timbale aflorado por uma borboleta."
Manu Chao - Desaparecido
O termo Darwinismo aparece normalmente associado à teoria da evolução por selecção natural, mas pouco faltou para que essa mesma teoria tivesse sido baptizada de wallacismo. É verdade, Alfred Russell Wallace (1823-1913) foi um naturalista inglês, admirador de Darwin, que descobriu como a noção de selecção natural podia explicar a formação de novas espécies. Quando se encontrava no arquipélago malaio, em 1858, enviou a Darwin um artigo intitulado «Da Tendência das Variedades para se afastarem indefinidamente do tipo primitivo», artigo no qual desenvolvia uma teoria muito semelhante à que Darwin amadurecia. Este ficou muito surpreendido e, por momentos, pensou que Wallace se lhe tinha definitivamente antecipado. Felizmente para ele, o botânico Hooker e o geólogo Lyell resolveram a situação muito habilmente: apresentaram em simultâneo à Linnean Society, de Londres, em 1 de Julho de 1858, dois textos fornecidos por Darwin e o artigo de Wallace. Assim foi conseguida a prioridade do Darwinismo.
“Até agora todos os povos decaíram por falta de generosidade: Esparta teria sobrevivido mais tempo se tivesse interessado os hilotas na sua sobrevivência; um belo dia Atlas deixa de suportar o peso do céu e a sua revolta faz estremecer a Terra. Teria querido afastar o mais possível, evitar se pudesse, o momento em que os bárbaros do exterior e os escravos do interior se lançarão sobre um mundo que lhe mandam respeitar de longe ou servir como inferiores, mas cujos benefícios não são para eles. Empenhava-me em que a mais deserdada criatura, o escravo que limpa as cloacas da cidade, o bárbaro esfomeado que ronda as fronteiras, tivessem empenho que Roma durasse.
" Quando estás sóbrio és subitamente obrigado a preocupares-te com um monte de merdas: - Não tenho dinheiro, não posso beber, tenho dinheiro, ando a beber demais; não tenho chavala não posso foder, tenho chavala é chata como o raio; tenho de me preocupar com contas para pagar, com comida, com uma equipa de futebol que nunca ganha, com relacionamentos humanos e uma série de coisas que não interessam para nada quando se está sinceramente e verdadeiramente pedrado. "
Para a maioria dos participantes deste blog esta frase ja foi tema de conversa em varias noites de convivio na rua do Almada á porta do expoente maximo do servir princípes da cidade do Porto, o Pontual, lugar onde se marcavam despreocupadamente embrutecimesntos gratuitos para a mente, mas de custos gravíssimos para o bolso...
"Nós somos do tecido de que é feito os sonhos."