segunda-feira, abril 17, 2006

Tradições versus Conservadorismo

Agora que a páscoa já passou e já é seguro voltar a falar usando este meio pecaminoso que é a internet, posso contar algo que vi hoje no telejornal (santo padre, tanto pecado apenas numa frase... onde vamos parar nós?) de uma canal público: a população de Sendim está revoltada!

Contra todos os usos e costumes e contra a boa-fé dos populares eles têm vindo a ser vítimas de desrespeito pelas suas tradições populares. E o causador de todo este mau - estar é o senhor padre, segundo alguns populares, demasiado conservador (!). Por isso se recusa a cumprir com algumas inofensivas procissões populares que não estão aprovadas pelos seus superiores. O cura incompreendido diz que apenas quer "construir uma comunidade cristã segundo as orientações da Igreja".

Podíamos ver avózinhas possessas a gritar "o povo unido jamais será vencido" – esse slogan embrutecido que em várias ocasiões tem servido, que em português soa tão bem e fácil e que algumas avózinhas chamavam satânico não faz muito tempo; populares revoltados de ambos os sexos a dizer que um padre serve o povo, que as tradições têm de se cumprir... enfim, é um direito básico duma sociedade laica ter um padre perto de si.

Agora as questões que se impõem: é certo que foi páscoa (altura de felizes acidentes e excesso de álcoois nos corpos de pais responsáveis), mas que lugar tem esta notícia num telejornal? E porquê gritar por um padre que sirva o povo? Alguém serve o povo neste cantinho? Porquê gritar por um novo padre se os velhos servem tão bem? Será que com a aparição desta paróquia na televisão eles incorreram em pecado? e assim sendo, quem os vai confessar se o padre não os respeita? – tantas questões iam-me dando um caso grave de azia…

Outras questões surgiram, mas já me alongo demais, faz-se tarde e todos já ficaram com a ideia... A importância de tudo isto é absolutamente nula! Nesta altura imaginei uma miríade de populares enfurecidos à porta da Assembleia a gritar que os políticos servem o povo! que eles não respeitam a vontade popular enquanto gritavam numa só voz: O Povo Unido Jamais Será Vencido! - não apareceria no telejornal...

josé de arimateia, ouvindo estranhas memórias na chuva