domingo, abril 16, 2006

Dos novos pecados!

Que belo dia de Páscoa, está hoje! Logo este ano que decidi faltar às obrigações familiares e passar a minha primeira Páscoa sozinho, não deixo me sentir rendido ao espírito de reflexão que invade esta quadra. E sendo este dia um feriado religioso, é de religião que eu gostava de falar, principalmente da religião cristã, e da sua principal filial a Igreja Católica. Há uns dias soube duma notícia que me deixou no mínimo espantado, de que o Vaticano teria acrescentado uns pecados á sua lista de pecados que deve ser extensa, ora estes novos pecados são o consumo excessivo de jornais, televisão e Internet. Assim o Vaticano delineou uma espécie de regresso ao passado com este novo pontífice. Á coisas que nunca mudam e o espírito inquisitorial nunca abandonou esses «senhores de batina»! De referir também o discurso do papa no final desta semana aonde condenava a apologia do mal que esta sociedade promovia e a destruição da instituição familiar com os casamentos homossexuais e as uniões de facto. Vendo isto não deixo de pensar que tipo de sociedade este Vaticano realmente queria, digamos uma mais do tipo do (Antigo Regime), relembremo-nos que eles foram sempre anti-democráticos, apoiaram todos os regimes fascistas na Europa, e as ditaduras sul-americanas com raras excepções e foram sempre contra qualquer tipo de de modernidade, o que vem vistas as coisas é coerente com estas atitudes. Seria engraçado se Jesus voltasse á terra e talvez lhe acontecesse o que o episódio « O Grande Inquisidor» do livro de Dostoievski «Os Irmãos Karamazov» retrata!

2 Comentários:

Blogger Ken Ewing Disse as coisas que se seguem:

Tens toda a razão. Desde que existe, a religião católica e os seus líderes sempre estiveram associados a regimes monárquicos e mais recentemente aos ditadores, pois tanto eles como esses governantes autoritários partilham o mesmo inteteresse: Manter o povo na ignorãncia para assim o poder manipular e explorar melhor.
Mas acho que não se deve confundir esses palhaços de batina com o Criador, Deus, o que lhe quiserem chamar, pois essa entidade nada tem a haver com a religião católica ou qualquer outra religião, pois todas as religiões são criações do ser humano.

Fika bem, Abraço!

Xiquinho

17/4/06 03:01

 
Blogger Unknown Disse as coisas que se seguem:

a deus o que é de deus.
ao homem o que é do homem.

abraço!

17/4/06 05:37

 

Enviar um comentário

<< Regressar ao Centro do Jardim