terça-feira, março 14, 2006

A importancia de se ser Quadrado

Definição:
do Lat. quadratus; m., paralelogramo rectangular de lados iguais; Mat., potência de expoente 2; adj., que tem a forma de quadrado;
fig., diz-se da pessoa de mentalidade conservadora, muito ligada a padrões de pensamento e conduta tradicionais, segue a ideologia e modo de agir do socialmente imposto sem o questionar e que não quer alargar horizontes a nivel mental.

Uma sociedade é composta por varios tipos de pessoas, tendo elas personalidades próprias e ideias próprias. Cada um terá gosto e sensibilidade diferente, bem como maneiras de expressão e feitios diversos. Isso levará a uma sociedade diversa e complexa, com uma multiplicidade de pensamento e confronto de ideias que acabara por ser benéfico para o desenvolvimento de conceitos que sem esse confronto poderiam estagnar e tirar ilações erradas. Isto levará a um sentido crítico apurado, principalmente crítica construtiva.

A sociedade em que vivemos é de matriz ocidental grega, onde supostamente se desenvolve o pensamento individual como parte integrante do pensamento comunitário. Todas as partes integrantes de uma sociedade têm um papel activo na construção da sua sociedade tanto por impacto das suas ideias, acções e omissões das mesmas. Essa capacidade de intervenção acompanha todos estes componentes. Teremos que ter em conta que será uma sociedade que parte do indivíduo para a comunidade, sendo esse mesmo indivíduo livre e único o que levrá a que essa sociedade támbem o seja.

Será que é isso o que se passa actualmente neste quadrado um bocado pró rectangulo onde neste momento me encontro a escrever, onde vivo e interajo, onde faço parte de uma sociedade.

Não estará esta sociedade formatada o suficiente para isto não acontecer?

Não estará a cultura para massas saturada, repetitiva? Demasiada igual?
Será por falta de ideias, conteúdos já esgotados, plágios?

Não me parece, vivemos sim é numa sociedade em o que é bom é o banal, onde se glorifica o mau gosto e onde a inovação é olhada com desconfiança. Onde a necessidade de se ser aceite num grupo é importantíssimo, Bom mesmo é ter ideias semelhantes e pontos de vista iguais, para dar a errada segurança de ser aceite. Ter a tranquilidade de fazer parte de algo, mesmo que não se concorde com o que nos rodeia. Tem é que se viver a vida que nos dão na cultura de massas ocidental. Ter coisas insignificantes e inuteis para nos fazer sentir bem. Viver a vida de alguém que nunca poderá tar ao alcance de todos. Fazer as pessoas sonharem para não abrirem os olhos para o que realmente se passa. Não queiram dar uma forma geométrica aos vossos cerebros que ele se transformará num quadrado. Abram horizontes e não imponham fronteiras imaginárias. Mantenhan- se atentos ao que vos rodeia, tirem ilações, pensem e processem. Não queiram que os outros os aceitem pelo que aparentam representar. Sejam o que vocês querem ser e não pelo o que as outras pessoas querem que vocês transmitam.

Ouçam quando alguem tenta defender uma ideia própria válida e expressar uma opinião mais extrema, e procurar a diferença, não o olhem de lado e que passado cinco minutos seja esquecido como qualquer producto descartável.

Como qualquer producto descartável este texto desaparecerá com a rapidez com que a sua mente o desejará.

3 Comentários:

Blogger Ken Ewing Disse as coisas que se seguem:

" Loyalty to the kind, they can not tolerate our minds, loyalty to the kind, they can not tolerate our abstraction "

"Crown of Creation" Jefferson Airplane

As ideias e teorias mais extremas colocam em causa a ordem, se é que existe ordem, na sociedade ocidental por isso, quem manda defende a espécie humana de mentes com um desvio padrão mais acentuado em relação ao que é considerado pela mesma o comportamento normal. O que não deixa de ser uma estupidez, pois se não existem pessoas iguais porque raio devem existir pessoas normais??? Se cada pessoa tem uma visão do mundo e da vida diferente há que aceitar essa perspectiva, pois faz tanto sentido como todas as outras por mais absurda que essa possa parecer.

Abraço!

17/3/06 03:03

 
Blogger Patrícia Posse Disse as coisas que se seguem:

Gostei deste txt...
"A sociedade em que vivemos é de matriz ocidental grega, onde supostamente se desenvolve o pensamento individual (...)"
mas qts vezes os indivíduos k constituem a nossa sociedade têm medo de expressar as constatações livres?
pelo menos é importante k ainda haja pessoas k se lembrem d importância de ñ dar ao cérebro um formato d quadrado ;)
***

18/3/06 14:23

 
Blogger Unknown Disse as coisas que se seguem:

a submersão na cultura e na "liberdade de expressão" pode levar a muita coisa... muitas delas de qualidade duvidosa... a pessoa foge à rotina, ao quadrado da vida, apenas se souber interpretar informação - o que não se ensina, mas aprende-se.
pelo direito ao círculo!

abraço!

21/3/06 21:40

 

Enviar um comentário

<< Regressar ao Centro do Jardim