segunda-feira, março 13, 2006

Dos problemas ás soluções

Continuam essas demonstrações de estupidez humana, o que se passa no Iraque, e nesses países onde se desenrola a guerra contra o «terror», obviamente a acção americana é errada e desastrosa, mas também não vejo como muitas pessoas vêem os terroristas como lutadores pela liberdade pois o seu objectivo é claro, a instituição dum regime cruel e tirano (todos nós nos lembramos dos taliban no Afeganistão). Continuam também essas manifestações antiglobalização que sempre acabam com uma loja de marca ou um macDonald's incendiado, elas não são muito diferentes das manifestações dos fundamentalistas islâmicos, pois as motivações podem ser diferentes mas os resultados são sempre iguais. É dessa forma que a violência continua a perpetuar-se, pois está sempre pronta a ser aproveitada por qualquer ideologia politica para atingir os seus fins.

E agora a pergunta que vos faço será que todos os fins justificam os meios? Será que podermos reclamar autoridade moral quando estamos sempre prontos a usar as mesmas «armas» que os nossos «inimigos»? O que eu digo é que acima de tudo enquanto houver pessoas dispostas a matar um homem por causa duma ideia, nunca haverá paz. O que nos leva também a pensar se nós próprios podemos contribuir para a mudança? E como? Simplesmente através do exemplo individual, são sempre as acções individuais que levam as pessoas a mudar, o mundo começa a mudar quando tu e eu começamos! Quando a pessoas em vez de se designarem como cristãos, judeus, muçulmanos, socialistas ou capitalistas! Simplesmente serem elas próprias sem que uma ideologia as faça prisioneiras das suas regras ou convenções, porque quer queiramos ou não, todas as ideologias e religiões são baseadas na ilusão que podem proporcionar às pessoas que se submetem a elas, ordeiramente na esperança de respostas fáceis e verdades rápidas, pois dessa forma o aparelho sacerdotal e político pode fazer aquilo que melhor sabe fazer = mandar, é a velha questão do poder. Quanto mais mandamos mais somos mandados, o que nos leva a uma conclusão, mandar nas outras pessoas dá-nos prazer que muitas vezes é causado pela crueldade que exercemos sobre elas. Então nunca seremos verdadeiramente livres enquanto vivemos presos interiormente por velhos hábitos e suposições erradas, pois em relação á segurança a liberdade é inegociável.
saudações
Tiago

2 Comentários:

Blogger Unknown Disse as coisas que se seguem:

Nuke'm all! :P

14/3/06 13:02

 
Blogger Unknown Disse as coisas que se seguem:

a violência é o argumento para quando acabam os argumentos... já alguém o disse.. agora que já larguei esta pequena farpa de sabedoria posso dizer que uma guerra de enganos, uma ocupação mascarada de libertação, o perigo mundial reduzido a um velho escondido num burado me parece estranho... será que, por engano, há um doge à frente dos poderosos US of A?

abraço

21/3/06 21:43

 

Enviar um comentário

<< Regressar ao Centro do Jardim