sábado, maio 20, 2006

Procura-se Saltadores (M/F)

Procura-se Saltadores (M/F)

Se já sabe andar e ainda não foi atacado/a pelo reumático, então esta proposta é para si. Junte-se às demais 599.999.999 pessoas dispostas a saltar consigo no próximo dia 20 de Julho e atire a Terra para longe. Tão longe que nem a volta a ver. Contamos consigo!
_____

Ele há com cada uma! Vamos agora mudar a órbita da terra… isso é que era bom.

Dito isto, convém contextualizar. Uma iniciativa promovida em www.worldjumpday.org (WJD) pretende fazer com que 600 Milhões de terráqueos da face ocidental do planeta pule, simultaneamente, às 11 horas, 39 minutos e 13 segundos, hora de Lisboa, do dia 20 de Julho de 2006, este ano portanto, com o intuito de alterar a órbita da Terra e resolver todos os “nossos” problemas: aquele do aquecimento global, o do degelo dos glaciares e da subida do nível médio das águas do mar, o outro dos dias serem curtos para tanta maluqueira para fazer, etc.

Norte-Americanos, Brasileiros, Marroquinos, Argentinos, Portugueses, Quenianos, Ingleses, Alemães, e toda a “tropa” possível, aos pulos ao mesmo tempo, a ver se nos põe literalmente daqui para fora, se nos manda dar uma volta, ou outras voltas diga-se, que esta já chateia entretanto. Agora, pergunto eu, os chineses sabem disto? É que há o risco irremediável de termos um ping-pong brutal e sem precedentes em que de Terra se faz bola. Ninguém vai discutir o que valem os chineses a jogar ping-pong, por isso a vitória está entregue, do mesmo modo que ninguém contestará que chineses, na China, serão à volta de 1 bilião.

Se cada um de nós representasse 1 metro no desvio da órbita do planeta, então salte-se e vamos para mais 600 Milhões de metros de distância do Sol, para a fresquinha cálculo. Com a direita que o chinês tem para este desporto de bola-lá-bola-cá-sem-bola-ver, salta 1 Bilião de amigos chineses do outro lado do Mundo, e então, se não me enganam as contas, 600 Milhões – 1 Bilião = – 400Milhões, o que significa 400 Milhões de quilómetros mais próximos do Sol, a uma temperatura em que as Copacabanas da vida se multiplicam até aos pólos a uma velocidade vertiginosa e com temperaturas 400 mil vezes superiores às da cidade carioca, incinerando tudo quanto é forma viva. Ou seja, aquilo que dizem ser a carne dos restaurantes chineses passa a ser efectivamente verdade, e aqueles aproveitam para de uma só vez preparar “Ocidental na Chapa com Arroz Chao-Chao” suficiente para alimentar 1 Bilião de chineses nas próximas duas semanas.

Certo é que milhares de t-shirts do WJD terão sido vendidas via Internet até ao momento, acreditando que aquele aviso de “esgotado” na loja do WJD on-line significa que muitas camisolinhas já foram compradas. Que ideia de génio o destas criaturas. Que cientistas com tão bom olho para o negócio, estes que nos querem pôr todos aos pulos no dia 20 de Julho.

Na realidade o salto de um humano representa 0,000005 Toneladas de TNT, o que quer dizer que os 600 Milhões pretendidos representam 300 Toneladas de TNT. Comparado com o poder de uma bomba atómica (20000 toneladas de TNT) não passa dum telecomando a cair ao chão na casa do vizinho de cima depois deste adormecer no sofá. O certo é que se esta fenomenal ideia do WJD não funcionar, e se dia 21 de Julho continuarmos todos em vias de aquecimento global, sempre sabemos que a alternativa nuclear está à distância de um botão vermelho e talvez essa possa resolver os “nossos” problemas, aliás, como resolveu os problemas de Hiroshima há 50 anos.

A questão repete-se. O Homem a tentar alterar o curso natural da vida do planeta. É notório que nem tudo o que se passa com o planeta hoje é do foro natural, mas nem sempre os exageros com que se vem alarmando as populações é verdadeiro, o que não significa que não seja útil no sentido em que ao exacerbar, previne. Não tomem no entanto como prevenção o lobby nuclear de que a Terra está gravemente condenada ao aquecimento por vias do petróleo... não se trata de prevenção, mas de um "puxar a brasa à nossa sardinha" evidente, em que a conclusão passa por dizer que "dos dois venha o diabo e escolha!".

Continuando, o planeta está “habituado” a alterar as suas condições climáticas. Não esqueçamos que a Terra vive, alternadamente períodos de glaciação e interglaciação em que o aquecimento do planeta é normal. Aliás, o actual “aquecimento global” teve inicio há 18.000 anos e poderá ser temporário. Tendo em conta que se o planeta Terra tivesse nascido há 100 minutos, o Homem teria aparecido há 3 segundos atrás, 18.000 anos parecem-me um coffe-brake atendendo que a Terra tem 4,54 Biliões de anos.

Há quem diga que este interglaciar durará, sob efeitos do homem, qualquer coisa como 50.000 anos. Não me parece que seja com saltos que se diminua a duração deste período, efectivamente longo, quando comparado com outros interglaciares. Em alternativa, parece-me que a educação ambiental e a aposta convicta em fontes de energia “amigas do ambiente” serão as principais formas de evitar que o período de aquecimento em que vivemos se prolongue por mais tempo do que aquele que deve realmente durar. De resto, os “pulos” que o homem tem dado no planeta têm agravado quase sempre os problemas. Todavia, se isto realmente aquecer muito, descansem, vamos vê-los fugir.

Pratiquem Muito. Comecem a saltar já!

A 20 centímetros do chão só para vos falar ao ouvido,
Babince

2 Comentários:

Blogger Mazi Disse as coisas que se seguem:

Está é tudo maluco...
Sem saber para onde ir e sem saber o que fazer...

22/5/06 18:56

 
Blogger Unknown Disse as coisas que se seguem:

salto, salto - ou não salto?
de tanto saltar ainda ficamos todos no ar e nunca mais conseguimos aterrar....

23/5/06 03:45

 

Enviar um comentário

<< Regressar ao Centro do Jardim