segunda-feira, março 20, 2006

Venenos Sagrados / Venenos Profanos

Hoje saiu uma noticia, num diário de grande tiragem acerca das drogas e dos diferentes consumos. Referia também essa noticia que para cada estilo de música eletrónica havia uma droga especifica, para o House havia a cocaína, para o Trance havia o LSD e subjacentes alucinógénicos, e para o tecnho havia as pastilhas. Tendo lido essa notícia muito atentamente, não deixo de reflectir no dilema em que esta sociedade vive, por um lado combate a venda e o consumo de drogas, mas por outro lado faz-lhes uma constante promoção.

O Problema é mesmo esse, como acabar com a droga se toda a sociedade se encontra drogada, como combater uma doença se os poderes que se auto-intitulam «LEI», serviram-se e servem-se de certas drogar para pacificar, subjugar a população.Pois o perigo de certas drogas, como se já provou, é a sua utilização para fins que obviamente nada tem de recreativos! Lembremo-nos das experiênçias da CIA com o LSD, o chamado projecto MK-ULTRA, onde um senhor de nome richard helms,chefe dessa verdadeira organização terrorista, defendia o uso desta droga em práticas de manipulação da mente. Lembremo-nos de um dos aspectos do escandalo Irão-Contras, quando a CIA deliberadamente injectou cocaína nas ruas da América. Lembremo-nos da explosão brutal das drogas duras nos anos 60 e 70, quem sabe se não aconteceu como forma de adormecer as consciênçias das pessoas que por acaso nessa altura eram muito contestatárias á maneira como as coisas estavam acontecer! É sempre a mesma história, quando as pessoas se tornam demasiado conscientes, arranja-se maneira de as calar, de as iludir, de as «matar»!.Aquilo que eu digo não é nada de novo, muitos antes já o reclamaram, a liberdade de consumir aquilo que eu quiser! E não estar sujeito aquilo que esta sociedade acha que é melhor para mim! Mas não sou demasiado ingénuo, para pensar que o consumo de drogas deve ser incentivado, pois a maioria das drogas levam inevitavelmente á decadênçia física e á morte.

Então tal como nas palavras de um grande visionário, deveremos caminhar para a criação de uma droga que seja potente nos efeitos na «Mente á Solta» e que não contenha os consequentes efeitos negativos que as drogas do nosso tempo provocam. Pois o Homem terá sempre de se escapar do tédio da sua vida quotidiana e isso ele fará com drogas, música ou arte! o que o seguinte poema de Baudelaire exemplifica:

Charles Baudelaire

«Embriaga-te»

«Devemos andar sempre bêbados.
É a única solução.
Para não sentires o tremendo fardo do tempo que te pesa sobre os ombros e te verga ao encontro da terra, deves embriagar-te sem cessar.
Com vinho, com poesia, ou com a virtude.
Escolhe tu, mas embriaga-te.
E se alguma vez, nos degraus de um palácio, sobre as verdes ervas de uma vala, na solidão morna do teu quarto, tu acordares com a embriaguez atenuada, pergunta ao vento, à onda, à estrela, à ave, ao relógio, a tudo o que se passou, a tudo o que gira, a tudo o que canta, a tudo o que fala; pergunta-lhes que horas são: "São horas de te embriagares. Para não seres como os escravos martirizados do Tempo, embriaga-te, embriaga-te sem descanso. Como vinho, com Poesia. ou com a virtude".

4 Comentários:

Blogger Unknown Disse as coisas que se seguem:

Excelente a escolha do poema :)
também li o artigo e também me questionei sobre o seu verdadeiro objectivo, parece-me dubio e inconsequente.

20/3/06 22:41

 
Blogger Unknown Disse as coisas que se seguem:

desde sempre os homens tentam suprir as falhas dos seus sentidos. em sociedades mais primitivas, na figura do xamã, eram concentrados os poderes visionários: quer com drogas, música, histórias ou tudo, tentavam comunicar com o que há de transcendente, com a natureza de onde sabiam que vinham e da qual dependiam. assim se mantinha uma certa forma de equilibrio cósmico...
numa sociedade em que as drogas são vistas como pequenos passos para o fundo, como formas de fuga à realidade, como o sinal de uma mente fraca, não pode haver equilíbrio. ainda mais quando todos os dias a droga está em nossas casas, no café, na tv, no futebol, nas ruas, nas bocas e discursos das pessoas... que de tão confusas e drogadas não sabem o que dizer...
bom artigo: caminhemos em direcção à iluminação que, com ou sem drogas, surge às mentes predispostas.
abraço

21/3/06 21:30

 
Blogger Ken Ewing Disse as coisas que se seguem:

Se o tempo fosse um peixe com muitas espinhas, digamos que o vinho, a poesia e a virtude, e já agora a cerveja e o haxixe ajudam a tirar a espinha ás horas.

O que é preciso é manter a mente ocupada, entretida com algo para não cair no marasmo.

Abraço!

22/3/06 03:00

 
Blogger Mazi Disse as coisas que se seguem:

... entreabro os olhos ... Que horas são?... Que dia é?... Noite ou dia?!?!? Confusão da Nausea ressacada...

24/3/06 17:11

 

Enviar um comentário

<< Regressar ao Centro do Jardim