quarta-feira, março 29, 2006

S. Torcato e o Fim do Mundo, Filmes na TVI e Revoluções com Prazo de Validade

Hoje estava a tomar um pequeno almoço luso-inglês antes de bazar pó trabalho ( à inglesa porque entre os ingredientes constavam grâo de bico e salsicha, à portuguesa porque eram 13 e 30 e a bebida foram 2 copos e meio de vinho maduro), quando no telejornal ouço "... e a população teme que as obras acabem na igreja de S. Torcato pois reza a lenda, que quando as obras acabarem vai acontecer o fim do mundo... " , dito isto passou-se à reportagem em directo, um jornalista a entrevistar os locais que falavam em tom sério e confirmavam que tinham receio...
Por momentos pensei que o telejornal da RTP incluía agora sketchs humorísticos para fazer frente ao da TVI, mas não, era mesmo verdade.

Bem, passando à frente, ontem 'tava a ver um filme na TVI, não vi de inicio mas sei que se passava nos anos 50 numa terreola nos Estados unidos, mas era um drama mesmo fodido, que pelo menos para mim acabou por ser mais cómico que dramático.
Um chavalo trabalhava num bar cujo patrão era um índio, amigo muito chegado do chavalo. O índio tá a dizer umas coisas ao chavalo, do género lições de vida: " Nunca deves parar de sonhar, os sonhos é que trazem a esperança, e a esperança é que nos faz viver. Quando deixas de sonhar, perdes a esperança, e quando deixas de ter esperança começas a morrer lentamente por dentro "
O chavalo muito contente a ouvir as sábias palavras do índio, tá o índio a acabar de dizer estas cenas, acontece uma rixa no bar e um bando de bêbados esfaqueia o índio. O chavalo fica desesperado com índio no chão a esvair-se em sangue e vai a correr chamar o pai, que por acaso era médico. O chavalo abre a porta e... encontra o pai em pleno adultério com uma rameira qualquer... regressa ao bar a chorar e o índio está morto.
Conclusão, foda-se o gajo que escreveu este argumento deve bater muito mal, acho que deve ser uma espécie de humorista negro.

Esta cena dos protestos estudantis em França e do "Maio de 68 parte II" dá-me alguma vontade de rir. Passo a explicar, os gajos que fizeram esta lei dos 2 anos com permissão para as entidades empregadoras optarem pelo despedimento sem justa causa não terão sido os mesmos que participaram no Maio de 68? É tudo uma questão de comodidade. Os "revolucionários" estudantes franceses da década de 60 que agora estão bem na vida borrifam-se para as ideias e ideais que supostamente defendiam enquanto não sabiam qual ia ser o seu futuro.
Aliás há outros exemplos, nomeadamente no nosso país, pois pelo que me cheira a revolução de Abril já passou do prazo há algum tempo, a julgar pelos acontecimentos recentes.


Saudações e Abraço!

Chiquince

3 Comentários:

Blogger Unknown Disse as coisas que se seguem:

pá, mais uma vez ia morrendo! :D
acho que nesse dia estava a dar no hollywood um filme revivalista do fascismo nipo-germânico... com soldados dos states à la fifties e robots e lasers do outro lado... bem.... série Z.
mas o que vinha dizer que há certos sofás, como o sofá do poder - é muito difícil tirar de lá o cú... - que são demasiadamente confortáveis...

Abraço

29/3/06 04:55

 
Blogger Mazi Disse as coisas que se seguem:

e viva a crendice...

30/3/06 17:48

 
Blogger Pedrão Disse as coisas que se seguem:

Grande Chiquince! Sempre Atento...
Aquele abraço matador de riso, mesmo quando se tratam de assuntos "sérios"...

4/4/06 19:14

 

Enviar um comentário

<< Regressar ao Centro do Jardim