domingo, março 26, 2006

Ben Jordan & Jumbo Barreto (boogie nights)

Entre tantos dias para chegar a horas tinha logo de ser hoje: as ruas poderiam não o demonstrar, mas hoje o jardim esteve em festa. Está a ser particularmente difícil focar o monitor a estas horas (para mais informações consultar o último post de Ken Ewing). Foi uma noite à moda antiga, plena da mesma agitação cerebral que tornou memoráveis os tempos de jardinagem. Afinal, não é todos os dias que um jardineiro faz anos…

É bom podermos nos reencontrar nos braços de amigos, longe das brutais realidades: cavaco presidente, os eternos aumentos, uma certa guerra lá para “aqueles lados”, crises de emprego, crises de estudantes, falta de água, falta de petróleo (e não é daquele do Reis e Soares, almoços e jantares…), falta de senso e uma enorme adoração material. Olho à minha volta, para as paredes do meu quarto quase cobertas de recortes - tanta coisa permanece por lembrar.
Á volta de uma mesa, recordando, existindo enquanto se espera a francesinha, contam-se planos, planeia-se algum futuro, espera-se o jantar com a alegria de viver num país onde vai havendo comida.

Prossigamos…
Uma ENORME viagem de autocarro com Jesus até ao café perto de si, neste caso nós, pontualmente à volta da mesma mesa; aparição especial de Lobby e Chiquinho & friends.
Quando dei por mim a mesa era um caos de copos, cascas de amendoim, papel, conversas voavam, cruzavam-se, algumas colidiam, outras atravessavam-se… improvisavam-se relatos de futebol, algumas pessoas mais suspeitas retiravam-se da mesa para regressar com um brilho nos olhos, discutia-se música, planeava-se uma ida à festa da rádio festival (mas só se fosse Graciano Saga), alegorizava-se a vida com o futebol... entre outros.

Quando finalmente nos “expulsaram” viemos animar a rua deserta, finalmente cheia de vozes, risos, pessoas. Li há algum tempo num qualquer jornal que a baixa já foi o centro vital de onde corriam novas vozes pela cidade. Agora só as nossas se ouviam.
Não sei como do sketch de Monty Python “Ken Ewing & His Musical Mice” derivamos por uma estranha estrada lateral até à luta livre. Qualquer pessoa que tenha vivido a televisão dos anos ’90 se lembra de Tarzan Taborda e das suas duplas patadas a dois, três metros de altura – as palavras são do próprio. Por esta altura corria o risco de morrer de riso e, estranhamente, a música “The Bells of Saint Mary’s” soava na minha cabeça…

Agora em casa ouço Jefferson Airplane: parece-me uma boa maneira de saudar o dia que está prestes a quebrar a quietude. A estas horas já quase todos nós estamos entregues à solidão do sono. Há o reconforto de saber que tudo existiu, esteve lá, no seu lugar, uma gigantesca afirmação de sinceridade contra a lógica que te ordena que escondas quem és para te enquadrares.

Espero que todos se tenham divertido…



José de arimateia, falando do presente e do passado e do futuro

6 Comentários:

Blogger Babince Disse as coisas que se seguem:

Babince: erguendo o copo!

26/3/06 15:11

 
Blogger Jesus Disse as coisas que se seguem:

Nunca sozinho, nunca esquecido.
Peregrinações por sitios inóspitos sempre a alargar horizontes.

Jesus

26/3/06 18:09

 
Blogger Ken Ewing Disse as coisas que se seguem:

Devidamente regado ( com cerveja claro está! ) e com os jardineiros reunidos o Jardim floresce que é uma maravilha!

Ken Ewing and his musical mice....

28/3/06 00:07

 
Blogger Pedrão Disse as coisas que se seguem:

Valpi!

28/3/06 14:20

 
Blogger Andrezinho Disse as coisas que se seguem:

é pá...
muita pena mesmo de não ter jardinado...
dcp...

29/3/06 22:26

 
Blogger Unknown Disse as coisas que se seguem:

é martens: fazem falta as tuas mãos a ajudar no jardim....

abraço

30/3/06 13:09

 

Enviar um comentário

<< Regressar ao Centro do Jardim