segunda-feira, fevereiro 19, 2007

No samba e à chuva. Ovares desta vida não desistem!

É com uma indescritível alegria e com barrigadas de riso, que anoto mais um Carnaval chuvoso! Sempre me pareceu uma idiotice pegada festejar-se em Portugal, hemisfério norte, Fevereiro, o Carnaval “à moda do Rio”.

Em bom rigor, o Carnaval é uma festividade que recorrentemente se faz despercebido à minha pessoa, no entanto, há alguns anos que me divirto com os directos na televisão ou as fotos de jornal que nos brindam com multidões de guarda-chuva e foliões desnudos enfrentando chuva, vento e temperaturas nada amigas do nu.

Parece-me que os Carnavais de Ovar, Mealhada, Sines, e por aí adiante, estão postos em causa por questões do foro meteorológico! Aliás, não entendo como é que isto do Carnaval carioca das Beiras ou do Alentejo teve início. Quem se terá lembrado de tal?

A 9 de Março de 2006 um folião do Carnaval de Ovar escrevia num fórum:

Este Carnaval, tivemos no sábado à noite, à semelhança de anos anteriores, que desfilar debaixo de chuva intensa, até à altura em que não havendo mais ninguém a assistir nas bancadas, a Fundação deu por terminado o desfile, poupando assim a Juventude Vareira, a um sacrifício cumprido pelos restantes participantes.” (ver mais)

Sublinho: “chuva intensa”; “ninguém a assistir”; “terminado o desfile”; e “sacrifício”.
O Carnaval carioca português resume-se, divertidamente, a isto que acabo de destacar! Mais interessante se torna se pensarmos que a plateia paga bilhete.

O Carnaval de Veneza é de resto o que mais terá a ver com o clima português. Se querem realmente importar qualquer coisa, recorram às coisas viáveis. Deixo um link para uma página que fala um pouco das máscaras de Veneza. Tem algumas fotos ilustrativas: mas reparem como estão bem vestidos e agasalhados. Ver Aqui













Foto: Carnaval de Veneza
____

Em todo o caso, deixo aqui alguns contactos úteis à produção do Carnaval dos mais diversos ovares de Portugal:

Instituto de Meteorologia:
http://www.meteo.pt
218 447 000
informacoes@meteo.pt


Abrindo o guarda-chuva em gargalhadas,
Babince
babince@gmail.com

1 Comentários:

Blogger Unknown Disse as coisas que se seguem:

o carnaval português é como tudo o mais: um fiasco humido!

Abraço!

21/2/07 23:22

 

Enviar um comentário

<< Regressar ao Centro do Jardim