sexta-feira, novembro 17, 2006

Depoimento: Testemunho Relativo A Uma Doença

"Acordei da Doença aos 45 anos num estado de calma, em meu perfeito juízo, e consideravelmente de boa saúde, à excepção de desgaste no fígado bem como as feições pálidas características de todos os que sobrevivem à Doença... A maior parte dos sobreviventes não se recordam dos pormenores do delírio. No meu caso tomei, segundo parece, notas detalhadas sobre a doença e o delírio. Não me recordo com exactidão de ter escrito os apontamentos que agora foram publicados sob o título: Naked Lunch. O título foi sugerido por Jack Kerouac. Só depois da minha recente convalescença conpreendi o significado do título. O título contém o significado exacto das palavras: Naked Lunch - um instante parado no tempo em que todos vêem o que está na ponta do garfo.
A doença é a toxicomania e fui toxicómano durante 15 anos. Quando falo de toxicomania, refiro me a vício em junk (termo genérico dado ao ópio e/ou derivados incluindo todos os sintéticos desde o demerol ao palfium). Utilizei junk sob as mais variadas formas: morfina, heroína, delaudid, eucodal, pantopon, ópio, diocaudid, demerol, dolofina, palfium. Fumei junk, comi-a, cheirei-a, injectei-me por via subcutânea, intramuscular e intravenosa e não me escaparam os supositório. A agulha não é importante. Quer se cheira, quer se fume, se coma ou se meta no cú o resultado é o mesmo: toxicomania. Quando falo da toxicomania, deixo de parte o Kif, marijuana ou qualquer preparado de haxixe, mescalina, bannisteria caapi, LSD 6, cogumelos sagrados ou outra droga do grupo dos alucinogéneos... Não existem provas de que o uso de alucinogéneos provoque dependência física. A acção destas drogas opõe-se fisiologicamente à do junk. Devido ao selo dos E.U.A e outros departamentos de narcóticos gerou-se uma lamentável confusão entre os vários tipos de droga.
Ao longo dos 15 anos em que pertenci à categoria dos junkies tive a oportunidade de verificar a forma exacta como o vírus de junk actua. A pirâmide de junk, em que o topo devora a base (não é por acaso que os do topo são sempre gordos e anafados e drogado da rua sempre esquelético), e que se encontra espalhada por todo o universo, a alimentar as diversas populações do mundo, assenta em princípios básicos de monopólio:

1 - Nunca dar nada sem receber qualquer coisa em troca.

2 - Nunca dar mais do que o devido (apanhar sempre o comprador ávido e fazê-lo sempre esperar).
3 - Recuperar sempre tudo se possível.

O Passador acab sempre por recuperar tudo. O drogado necessita cada vez mais de junk para manter a forma humana.
Junk significa o poço do monopólio e da posse. O drogado fica de parte enquanto as suas próprias pernas o levam directamente à reincidência. Quanto mais junk se utiliza menos se tem e quanto mais se tem mais se usa.
(...)

Junk... o produto ideal, mercadoria do Sétimo Céu. Não há necessidade de se saber vender. O próprio comprador rastejará pelo cano de esgoto, implorando a compra... O traficante de junk não vende o produto ao consumidor, mas o consumidor ao produto. Não melhora nem simplifica a mercadoria. Degrada e simplifica o cliente. Paga ao pessoal com junk..."

William S. Burroughs - "Naked Lunch"

Palavras de quem sabe para quem quiser aprender...