quarta-feira, agosto 16, 2006

Os Primeiros Turistas...

... ou pelo menos tinham espírito de tal, visto o termo "Turismo" ser desconhecido destas gentes que se aventuravam muito para além da sua casa, da sua terra e do até então mundo conhecido. Não vos irei falar dos já habituais Marco Pólo, Vasco da Gama, Colombo, Ulisses ou sequer de Neil Armstrong, Alexandre o Grande, Gengis Khan, Aníbal ou César. Todos grandes fomentadores de viagens épicas ou de turismo de guerra...
Os que irei referir, nem deuses menores chegam a ser no Panteão dos Descobridores, Conquistadores e Viajantes. Serão apresentados quase que a título de curiosidade e começo por:

Gneo Júlio Agrícola (37 - 93 d.C.), Governador e comandante das forças romanas na Brittania. Conquistou o norte de Inglaterra e de Gales, explorou de barco toda a costa oriental da Escócia até ao topo Norte. Provavelmente o primeiro europeu continental a ver toda a Grã-Bretanha de Norte a Sul, algo que certos reis ingleses não conseguiram.

Chang Ch'ien (Séc. II a.C), militar chinês enviado pelo Imperador Wu Ti numa viagem à Ásia Central para contactar os Yue-Chi com a finalidade de contactar esse povo tendo em vista uma aliança contra os Hunos. Foi capturado pelos Hunos pouco depois do começo da sua viagem e ficou cativo durante 10 anos, escapou em direcção a Ocidente e encontra os Yue-Chi na Bactriana, para além dos Montes Pamir, não se mostrando muito receptivos à luta com os Hunos. De regresso à China, já com mulher e filhos, é novamente capturados pelos Hunos nómadas conseguindo no entanto escapar pouco tempo depois. Chega à corte do Imperador Wu Ti e é, para seu espanto, recebido em triunfo apesar de a missão original não ter sido cumprida. Pois o Imperador viu algo de maior utilidade naquela expedição. Viu o contacto e conhecimento aquirido por Chang Ch'ien sobre os povos das estepes. Pode aconselhar as melhores rotas de comércio e as mais seguras à partida e após uma nova expedição em 105 a.C liderada por Chang Ch'ien ficou aberta a ligação entre o Império do Meio (China) e o Mediterrâneo. Um percurso singelo de 9656 quilómetros vulgarmente chamado de Rota da Seda. Surpreendente, não?

Colaeus (Séc. VII a.C), grego, natural da ilha de Samos no Egeu, de onde partiu para navegar até ao Egipto. Um vento de Este desviou-o da sua rota e foi empurrado através do Mediterrâneo e do Estreito de Gibraltar. Foi assim o 1º grego a chegar ao Atlântico. Vendeu o seu carregamento em Tartessos no sul de Espanha (turístico, não diriam...) e com ele ficou aberta a rota comercial entre o Egeu e a Península Ibérica. (noções de mercado comum)

Fa-Hsien (Séc. V d.C), budista chinês. Entre 400 e 415 d.C dirigiu um grupo de budistas chineses numa peregrinação até à Índia. Viajou durante 6 anos de Chang'an (China Oriental) até Kotan (China Ocidental), passando depois as Montanhas do Pamir seguida de Cachemira. Passou mais de 6 anos na Índia percorrendo o Ganges, visitando mosteiros e copiando nestes livros sagrados. Viajou até Ceilão (Ilha na ponta sul da Índia) e por mar retornou à China Oriental, passando por Malaca, Java e Bornéu. Com este programa turístico Sr. Fa-Hsien teria futuro na organização de excursões...

Hérodoto (Séc. V a.C), Insígne Grego. Deixou Halicarnasso (actual Bodrum - Turquia - Na costa do Egeu) viajando em busca de informação genuína para as suas Histórias. Visitou a Grécia e as ilhas do Mar Egeu. Viajou desde Sárdis( Turquia) a Susa (Sul Iraque), atravessando a Babilónia. Foi a Colchis, na costa Sudeste do Pontus Euxinus (Mar Negro), explorou as costas ocidentais do Pontus Euxinus até ao Dniepr no Sul da Rússia. Visitou a Scythia, que se localiza a norte e a nordeste do Pontus Euxinus. Viajou para o Sul de Itália, visitou a Fenícia e permaneceu longo tempo no Egipto. Viveu alguns anos na ilha de Samos (Egeu) e regressou a Halicarnasso. Viveu em Atenas, onde os seus livros eram lidos em voz alta perante fartos auditórios. Partiu de Atenas por mar, com um grupo de colonizadores Gregos que fundaram uma colónia em Thurri, no sul de Itália e ali ficou até expirar como um viajado homem do mundo.

Seutório Paulino (10 - 50 d.C). Foi o 1º Romano a atravessar os Montes Atlas. Como Cônsul da Mauritânia dirigiu uma expedição a Sul em busca de passagem para terras além deserto . Atravessa os Montes entre os cumes do Grande Atlas e o Atlas Sariano, depara com um enorme Sahara e volta para trás... le fait-divers...

Ingolfur Arnason e Leif Hrodmarsson (Séc. IX d.C), Vikings Noruegueses. Ambos irmãos de leite, navegaram até à Islândia em 870, exploraram Alptafjörd sem se fixarem. Quatro mais tarde voltaram, Arnason passa o Inverno em Ingolfshofdi a sul de Vatnajokull e fundou a primeira comunidade nórdica permanente da Islândia, a Norte de Reykjavik. Hrodmarsson estabeleceu-se em Myrdalssandr, num local chamado Hjorleishofdi. Foi assassinado pelos seus escravos Irlandeses.

Floki Virderdasson (Séc. IX d.C). Primeiro Viking a estabelecer-se (Só) na Islândia. Navegou ao longo da costa Sul e depois rumou ao Norte. Deu o nome à Terra do Gelo (Is+land).
Gardar Svarsson (Séc. IX d.C). Viking Sueco pensa-se ter sido o primeiro a alcançar a Islândia, ao desviar-se do seu curso no Atlântico. Navegou rumo a Norte para Husavik e rodeou a Islândia provando que era uma ilha.

Eric, O Vermelho (Séc. X), Mítico Viking Norueguês. Em 982 navegou para Oeste apartir da Islândia. Alcança a Grüneland (Terra Verde - Gronelândia), pela parte sul verde e arborizada na altura primaveril e estival, mas acaba por ser uma escolha infeliz de nome para aquela massa de gelo nórdica... Passa 3 anos a explorar a costa Gronelandesa. Em 985 regressa à Gronelândia para fundar a 1ª colónia, centrada na sua casa de Brattahlid, próxima de Julianhead.

Leif Ericsson (Séc. X/XI), Gronelandês, filho de Eric Vermelho. Rumou a Oeste apartir da Gronelândia e alcançou Helluland (ilha de Baffin) e Markland (Terra Nova ou Labrador). Desembarcou a Sudoeste de Markland, passando o Inverno em Vinland (já continente americano) onde contactou com Skraelings (nome dado pelos Vikings a todos os estrangeiros - logo seriam Nativos Americanos). É o 1º Viking documentado e provado como tendo estado na América do Norte.

E com estes pedaços da História vos deixo, espero eu, com vontade de mergulhar na vossa história, na dos outros e na de todos. Pedagogicamente...

Mazi dEUS eX mACHINA